1º DE MAIO: DIA DE LUTA EM DEFESA DA CLASSE TRABALHADORA

Arte-1º-de-maio-2

A CUT-RS e centrais sindicais do Rio Grande do Sul celebram nesta segunda-feira, 1º de Maio, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, promovendo um ato unificado, com shows culturais, das 14h às 18h, na Praça da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Haverá participação das Feminejas (um grupo de mulheres que canta sertanejo), do rap de Dekilograma, do rock de Alquimia Voodoo, do samba do Areal do Futuro e da banda do Sindicato dos Músicos do RS, bem como uma esquete teatral dos Artistas na rua pela Democracia.

“Vamos celebrar o dia internacional dos trabalhadores e das trabalhadoras, levantando bem alto as nossas bandeiras de luta e esperança por trabalho decente, redução dos juros extorsivos, em defesa dos salários e dos direitos, valorização do salário mínimo, revogação do Novo Ensino Médio e democracia”, destaca o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS

Também estão programados diversos eventos no interior gaúcho e em outros estados, como o ato em São Paulo com a presença do presidente Lula (PT), além de vários países pelo mundo afora.

Ainda será realizada uma live nacional da CUT, com transmissão ao vivo na página da CUT Rio Grande do Sul no Facebook, mostrando imagens dos principais atos de 1º de maio em todo o país.

Reduzir os juros extorsivos

Amarildo destaca que a mobilização de 1º de Maio acontece às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio. A atual taxa básica de juros (Selic) é de 13,75% por ano. Um absurdo!

“O Brasil tem os juros mais altos do mundo. Isso impacta e piora a vida de quem trabalha”, alerta. “É hora de reconstruir o Brasil com os trabalhadores e as trabalhadoras. Para isso, é fundamental a redução das taxas de juros, a fim de aquecer a economia, gerar empregos de qualidade e aumentar a renda da classe trabalhadora”.

Será o primeiro ato de 1º de Maio depois da volta do presidente Lula (PT), eleito democraticamente e empossado para um terceiro mandato em janeiro, após quase seis anos de resistência e luta da classe trabalhadora contra os retrocessos, desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff (PT).

Atos no interior gaúcho

Santa Maria – 10h: Ato cultural no Km3 – Ocupação Estação dos Ventos.
Pelotas – 13h: Festival Sofá na Rua (José do Patrocínio esquina Conde Porto Alegre).
Caxias do Sul – 12h: Almoço comemorativo no salão da Igreja dos Capuchinhos.
Rio Grande – 15h: Ato cultural e mateada no Multipalco Bebeco Garcia.
Passo Fundo – 14h: Mateada e ato cultural no Parque da Gare.
Tramandaí – 15h: Ato cultural na Praça da Tainha.
Três Passos – 14h: Passeio ciclístico e show musical no Parque do Lago Frei Ivo.

Pautas da classe trabalhadora no 1º de Maio:

• Aumento real dos salários
  • Mais empregos e renda
  • Trabalho decente
  • Fim da terceirização na atividade-fim
  • Política de valorização do salário mínimo
  • Salário igual para homens e mulheres
  • Revogar os retrocessos da legislação trabalhista e previdenciária
  • Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais
  • Combate ao trabalho análogo à escravidão
  • Fim do assédio moral e sexual no trabalho
  • Valorização do serviço público e dos servidores e servidoras